GOVERNO
DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CORDENADORIA
REGIONAL DE ENSINO DE ROLIM DE MOURA
EEEFM
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
“Projeto
Educação Antidrogas na
Escola e Violência Nunca Mais”
ROLIM DE MOURA
IDENTIFICAÇÃO:
Nome da escola: E.E.E.F.M.
Tancredo de Almeida Neves
Endereço:
Avenida São Paulo nº. 4679 – Bairro: Beira Rio – Rolim de
Moura-RO
Telefone: (69)
3442.3872 – CEP 76940-000
E-mail:
escolatancredorm@seduc.ro.gov.br
Níveis e modalidades de ensino
oferecidas:
Ensino Regular: 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental
1º ao 3º ano do Ensino Médio
Dados complementares da
Escola:
Dependência administrativa: Estadual
Período de funcionamento: matutino,
vespertino e noturno
Número de turmas por turno:
Matutino: 23
Vespertino: 21
Noturno: 10
Total geral de alunos conforme
matricula inicial em 13/05/2013: 1.585 alunos
Equipe técnica administrativa:
Diretor: Joel
Tomé dos Santos
Vice-Diretora: Janicleide
Camargo Ramos
Secretária:
Edinaldo Franklin
Coordenação Escolar: Paulo
Afonso Ribeiro, Cleiton Gonçalves de Andrade e Hilka Vania Sanches
Orientação Escolar:
Adolfina Maria Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Cardoso, Zaqueu
Corty
Autores
do
Projeto:
Paulo Afonso Ribeiro e Cleiton Gonçalves de Andrade
Introdução
O
problema que nossas escolas enfrentam atualmente são as ondas de
violência que envolve o ambiente escolar e tem afetado o rendimento
d
os educando. As possíveis causas são: falta de afetividade,
hiperatividade,
condutas antissociais dissimuladas e encobertas,
abandono, ambiente
familiar deteriorado, uso de entorpecentes,
práticas autoritárias
repressoras e agressivas no interior da
própria Escola, regulamentos
opressivos da mesma e currículos de
avaliação inadequados com a
realidade
do meio em que estão
inseridos os educandos,consequentemente trazendo
assim,
desentendimentos entre colegas
e
professores, tornando assim o
ambiente escolar hostil e inseguro.
E
observamos através de dados estatísticos que nos últimos vinte
anos, o
consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas,
vem
aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de
maconha,
cocaína e crack (SENAD, 2010).
É
muito importante observar que o uso de drogas está associado a um
número muito grande de problemas, principalmente violência,
acidentes e
AIDS (SENAD, 2010).
Segundo
dados estatísticos recentes a violência na escola tem afetado as
cinco regiões do País, sendo que a média nacional atinge o índice
preocupante de 56 %. Na região norte os índices não são
diferentes.
Podendo se observar agressividade verbal, por meio de
palavras e física,
envolvendo o ataque físico entre colegas e
professores.
Por
esse motivo, faz- se necessária uma investigação mais consistente
das
causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas
para
compreender e modificar essa situação.
Todos concordam que
a Escola tem um papel fundamental em nossa
sociedade, e é certo que
a sua importância tem aumentado cada vez mais
nas últimas décadas
pela ampliação das possibilidades de melhorias
que o espaço
escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Diante de tais fatos, os professores do Ensino Fundamental e Médio tsido
constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e
pela
opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas
e a violência
em sala de aula, e para saberem o que fazer com
estudantes que precisam
de atenção especial nessas áreas.
Assim,
surgiu o “Projeto
Educação Antidrogas na Escola e Violência
Nunca Mais”
para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar
significativamente aos educadores nos seus esforços que possam
reduzir e
prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as
situações de violência e
criminalidade associadas ao uso
prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas,
fumo, crack etc.) em
nossa comunidade.
Justificativa
Um dos maiores males que esta assombrando nossa sociedade é a violência
nas ruas, dentro de casa, nos estádios, nos bares, em danceterias e
outros
lugares bem como o uso de drogas. Por isso é de extrema
importância
falarmos sobre estes assuntos com nossos alunos desde os
primeiros anos
de aprendizado. Muitos destes alunos sofrem com algum
tipo de violência
nas ruas, em casa e até na própria escola. É
importante mostrarmos a eles
como podemos fazer uma sociedade com
muito mais paz, harmonia e
amizade entre todos que vivemos nela.
Conversar e mostrar é bom, mas i
mportante mesmo é elaborar projetos
e trabalhos que façam eles
participarem ativamente buscando
informações e conhecimentos sobre
fatos que aconteceram e acontecem
com frequência em todo o mundo.
Objetivo Geral
Investigar o problema da violência e o uso de drogas na Escola, as causas e
as
alternativas para mudanças da atual situação.
Objetivos
Específicos
Investigar
e refletir em conjunto as causas da violência;
Promover
um amplo trabalho de educação para prevenir e reduzir os
problemas
decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e
entorpecentes em nossa cidade e na escola.
Proporcionar um
ambiente de ensino aprendizagem socializador e que
desenvolva a
afetividade entre educandos e professores;
Promover atividades que
priorizem o dialogo, a paz, o amor, a autoestima,
valorização da
vida;
Propor intervenções pedagógicas que cultivem valores e
tragam a família
para a escola;
Promover mecanismos propositivos
como dialogo e participações on
de possam desenvolver relações
psicossociais e humanas dos educandos;
Proporcionar atividades que
construam a paz e a cidadania, buscando
modificar o ambiente e
interagir com os alunos;
Aplicação de questionários para
educandos e educadores sobre o assunto;
Propor regras justas e
flexíveis, educando sem dominar.
Situação
problema:
Dificuldade de ensino e aprendizagem num ambiente escolar onde a
agress
ividade e a violência e o uso de drogas se fazem presentes
permanentemente.
Metodologia
Estaremos
trabalhando presente projeto com as seguintes metodologias:
Pesquisa
sobre o tema violência e uso de drogas por educandos;
Promoção
de discussão com os professores e os alunos sobre o tema em
estudo;
Aplicação de questionários sobre o tema para alunos e
professores;
Promoção de atividades pedagógicas que desenvolvam
a afetividade, a
valorização da vida e a paz.
Realização
de palestras, debates, fórum, teatros, gincanas e outras
atividades
artísticas.
Sempre
buscando parcerias com a comunidade e outros.
Resultados
esperados
Que os objetivos sejam alcançados, a paz volte a Escola, melhorando assim o
rendimento escolar dos educandos e a relação professor e
aluno, onde a
autoridade não é renunciada, mas conquistada pela
afetividade e c
ompetência profissional.
Abrangência
O
projeto é destinado aos professores e alunos de todos os níveis da
escola.
Avaliação
Todas as fases do
projeto serão avaliadas pela equipe pedagógica da Escola
Tancredo
de Almeida Neves e demais profissionais envolvidos no projeto.
Durante todo o ano
serão colhidos dados que permitam constatar se os
objetivos estão
sendo atingidos e elaborados gráficos que possibilitem a v
erificação
de mudanças positivas no relacionamento professor/aluno,
refletidas
em gestos de solidariedade, cooperação, afetividade e respeito
mútuo. Serão levados em conta para a avaliação, depoimentos dos
pais,
alunos e professores, pareceres de profissionais da área,
pesquisa sobre
comportamento realizadas com pais, alunos e
professores.
Os desvios
verificados durante o desenvolvimento do projeto poderão
indicar a
utilização de uma nova metodologia.
CRONOGRAMA
Abril
- Estabelecimento de parcerias para viabilizar o projeto.
- Estabelecimento de metas para o ano
- Reunião com professores, pais, alunos, funcionários e membros dacomunidade da escola.Criação do “Fórum Permanente de Discussão sobre Indisciplina e o usode drogas e sua Relação com Violência”
Maio
- Realização de palestra e debate com toda a comunidade escolar: Com oDr. Guilherme Schelb Procurador da República, Mestre em DireitoConstitucional e especialista em segurança pública.Atividades pedagógicas com os professores escolhidos pela escola queserão os multiplicadores
- Reunião na Escola, envolvendo pais, alunos, professores e funcionáriosda escola para troca de experiências.
Junho
- Reunião na Escola, envolvendo pais, para implantarmos o PROERD PAIS NA ESCOLA.
- Reunião com toda a equipe pedagógica da Escola e representantes de alunos escolhidos por seus pares.
- Palestras, fórum e debate com a equipe do CREAS, Conselho Tutelar, Instrutores do PROERD, Psicólogo e Assistente Social forense, e outros profissionais de tenha uma larga experiência sobre o tema abordado.
Agosto
- Atividades pedagógicas com os professores escolhidos pela equipe pedagógica da escola que irão desenvolver atividades pedagógicas a serem reproduzidas pelos seus pares.
- Reunião com toda a equipe da Escola.
Setembro
- Continuidade do FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO SOBRE INDISCIPLINA NA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A VIOLÊNCIA E USO DE DROGAS, realização de palestra e debate, com toda a comunidade escolar, envolvendo um profissional com experiência no trabalho com crianças.
- Reunião com pais, professores, alunos e membros da comunidade para avaliar o trabalho desenvolvido durante o ano.
- Realização de concurso e gincanas entre as salas, com atividades artísticas.
Recursos
- Recursos Próprios da escola e de parceiro que venha aderir o projeto.
Novembro
- Reunião de avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano.
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