GOVERNO
DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CORDENADORIA
REGIONAL DE ENSINO DE ROLIM DE MOURA
EEEFM
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
“
Projeto
Educação Antidrogas na
Escola e Violência Nunca Mais”
ROLIM DE MOURA
IDENTIFICAÇÃO:
Nome da escola:
E.E.E.F.M. Tancredo
de Almeida Neves
Endereço:
Avenida São Paulo nº. 4679 – Bairro: Beira Rio – Rolim de
Moura-RO
Telefone: (69)
3442.3872 – CEP 76940-000
E-mail:
escolatancredorm@seduc.ro.gov.br
Níveis e modalidades de
ensino oferecidas:
Ensino Regular: 6º ao 9º ano
do Ensino Fundamental
1º ao 3º ano do Ensino Médio
Dados complementares
da Escola:
Dependência administrativa:
Estadual
Período de funcionamento:
matutino, vespertino e noturno
Número de turmas por turno:
Matutino: 23
Vespertino: 21
Noturno: 10
Total geral de alunos conforme
matricula inicial em 13/05/2013: 1.585 alunos
Equipe técnica
administrativa:
Diretor: Joel
Tomé dos Santos
Vice-Diretora: Janicleide
Camargo Ramos
Secretária:
Edinaldo Franklin
Coordenação Escolar: Paulo
Afonso Ribeiro, Cleiton Gonçalves de Andrade e Hilka Vania Sanches
Orientação Escolar:
Adolfina Maria Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Cardoso, Zaqueu
Corty
Autores
do
Projeto:
Paulo Afonso Ribeiro e Cleiton Gonçalves de Andrade
Introdução
O
problema que nossas escolas enfrentam atualmente são as ondas de
violência que envolve o ambiente escolar e tem afetado o rendimento
dos educando. As possíveis causas são: falta de afetividade,
hiperatividade, condutas antissociais dissimuladas e encobertas,
abandono, ambiente familiar deteriorado, uso de entorpecentes,
práticas autoritárias repressoras e agressivas no interior da
própria Escola, regulamentos opressivos da mesma e currículos de
avaliação inadequados com a realidade do meio em que estão
inseridos os educandos,consequentemente trazendo assim,
desentendimentos entre colegas
e
professores, tornando assim o ambiente escolar hostil e inseguro.
E
observamos através de dados estatísticos que nos últimos vinte
anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas,
vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de
maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010).
É
muito importante observar que o uso de drogas está associado a um
número muito grande de problemas, principalmente violência,
acidentes e AIDS (SENAD, 2010).
Segundo
dados estatísticos recentes a violência na escola tem afetado as
cinco regiões do País, sendo que a média nacional atinge o índice
preocupante de 56 %. Na região norte os índices não são
diferentes. Podendo se observar agressividade verbal, por meio de
palavras e física, envolvendo o ataque físico entre colegas e
professores.
Por
esse motivo, faz- se necessária uma investigação mais consistente
das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas
para compreender e modificar essa situação.
Todos concordam que
a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que
a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas
pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço
escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Diante de tais fatos, os professores do Ensino Fundamental e Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas e a violência em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessas áreas.
Assim, surgiu o “Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso
Diante de tais fatos, os professores do Ensino Fundamental e Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas e a violência em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessas áreas.
Assim, surgiu o “Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso
O
problema que nossas escolas enfrentam atualmente são as ondas de
violência que envolve o ambiente escolar e tem afetado o rendimento
dos educando. As possíveis causas são: falta de afetividade,
hiperatividade, condutas antissociais dissimuladas e encobertas,
abandono, ambiente familiar deteriorado, uso de entorpecentes,
práticas autoritárias repressoras e agressivas no interior da
própria Escola, regulamentos opressivos da mesma e currículos de
avaliação inadequados com a realidade do meio em que estão
inseridos os educandos,consequentemente trazendo assim,
desentendimentos entre colegas e professores, tornando assim o
ambiente escolar hostil e inseguro.
E
observamos através de dados estatísticos que nos últimos vinte
anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas,
vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de
maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010).
É
muito importante observar que o uso de drogas está associado a um
número muito grande de problemas, principalmente violência,
acidentes e AIDS (SENAD, 2010).
Segundo
dados estatísticos recentes a violência na escola tem afetado as
cinco regiões do País, sendo que a média nacional atinge o índice
preocupante de 56 %. Na região norte os índices não são
diferentes. Podendo se observar agressividade verbal, por meio de
palavras e física, envolvendo o ataque físico entre colegas e
professores.
Por
esse motivo, faz- se necessária uma investigação mais consistente
das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas
para compreender e modificar essa situação.
Todos concordam que
a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que
a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas
pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço
escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Diante de tais fatos, os professores do Ensino Fundamental e Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas e a violência em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessas áreas.
Assim, surgiu o “Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.
Diante de tais fatos, os professores do Ensino Fundamental e Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas e a violência em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessas áreas.
Assim, surgiu o “Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.
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