GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CORDENADORIA REGIONAL DE ENSINO DE ROLIM DE MOURA
EEEFM TANCREDO DE ALMEIDA NEVES












Projeto Educação Antidrogas na 






Escola e Violência Nunca Mais”




















ROLIM DE MOURA

IDENTIFICAÇÃO:

Nome da escola: E.E.E.F.M. Tancredo de Almeida Neves
Endereço: Avenida São Paulo nº. 4679 – Bairro: Beira Rio – Rolim de Moura-RO
Telefone: (69) 3442.3872 – CEP 76940-000
E-mail: escolatancredorm@seduc.ro.gov.br
Níveis e modalidades de ensino oferecidas:
Ensino Regular: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
1º ao 3º ano do Ensino Médio
Dados complementares da Escola:
Dependência administrativa: Estadual
Período de funcionamento: matutino, vespertino e noturno
Número de turmas por turno:
Matutino: 23
Vespertino: 21
Noturno: 10
Total geral de alunos conforme matricula inicial em 13/05/2013: 1.585 alunos
Equipe técnica administrativa:
Diretor: Joel Tomé dos Santos
Vice-Diretora: Janicleide Camargo Ramos
Secretária: Edinaldo Franklin
Coordenação Escolar: Paulo Afonso Ribeiro, Cleiton Gonçalves de Andrade e Hilka Vania Sanches
Orientação Escolar: Adolfina Maria Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Cardoso, Zaqueu Corty
 
Autores do Projeto: Paulo Afonso Ribeiro e Cleiton Gonçalves de Andrade



Introdução

O problema que nossas escolas enfrentam atualmente são as ondas de violência que envolve o ambiente escolar e tem afetado o rendimento dos educando. As possíveis causas são: falta de afetividade, hiperatividade, condutas antissociais dissimuladas e encobertas, abandono, ambiente familiar deteriorado, uso de entorpecentes, práticas autoritárias repressoras e agressivas no interior da própria Escola, regulamentos opressivos da mesma e currículos de avaliação inadequados com a realidade do meio em que estão inseridos os educandos,consequentemente trazendo assim, desentendimentos entre colegas e professores, tornando assim o ambiente escolar hostil e inseguro.
E observamos através de dados estatísticos que nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010).
É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010).
Segundo dados estatísticos recentes a violência na escola tem afetado as cinco regiões do País, sendo que a média nacional atinge o índice preocupante de 56 %. Na região norte os índices não são diferentes. Podendo se observar agressividade verbal, por meio de palavras e física, envolvendo o ataque físico entre colegas e professores.
Por esse motivo, faz- se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação.
Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.

Diante de tais fatos, os professores do Ensino Fundamental e Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas e a violência em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessas áreas.

Assim, surgiu o
“Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso
O problema que nossas escolas enfrentam atualmente são as ondas de violência que envolve o ambiente escolar e tem afetado o rendimento dos educando. As possíveis causas são: falta de afetividade, hiperatividade, condutas antissociais dissimuladas e encobertas, abandono, ambiente familiar deteriorado, uso de entorpecentes, práticas autoritárias repressoras e agressivas no interior da própria Escola, regulamentos opressivos da mesma e currículos de avaliação inadequados com a realidade do meio em que estão inseridos os educandos,consequentemente trazendo assim, desentendimentos entre colegas e professores, tornando assim o ambiente escolar hostil e inseguro.
E observamos através de dados estatísticos que nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010).
É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010).
Segundo dados estatísticos recentes a violência na escola tem afetado as cinco regiões do País, sendo que a média nacional atinge o índice preocupante de 56 %. Na região norte os índices não são diferentes. Podendo se observar agressividade verbal, por meio de palavras e física, envolvendo o ataque físico entre colegas e professores.
Por esse motivo, faz- se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação.
Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.

Diante de tais fatos, os professores do Ensino Fundamental e Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas e a violência em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessas áreas.

Assim, surgiu o
Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.

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