“Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais”





GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CORDENADORIA REGIONAL DE ENSINO DE ROLIM DE MOURA
EEEFM TANCREDO DE ALMEIDA NEVES












“Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais”











ROLIM DE MOURA, ABRIL DE 2013.


IDENTIFICAÇÃO:

    Nome da escola: E.E.E.F.M. Tancredo de Almeida Neves
    Endereço: Avenida São Paulo nº. 4679 – Bairro: Beira Rio – Rolim de Moura-RO
    Telefone: (69) 3442.3872 – CEP 76940-000
     E-mail: escolatancredorm@seduc.ro.gov.br
 Níveis e modalidades de ensino oferecidas:
Ensino Regular: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
1º ao 3º ano do Ensino Médio
       Dados complementares da Escola:
Dependência administrativa: Estadual
Período de funcionamento: matutino, vespertino e noturno
Número de turmas por turno:
Matutino: 23
Vespertino: 21
Noturno: 10
Total geral de alunos conforme matricula inicial em 13/05/2013: 1.585 alunos
 Equipe técnica administrativa:
Diretor: Joel Tomé dos Santos
Vice-Diretora: Janicleide Camargo Ramos
Secretária: Edinaldo Franklin
Coordenação Escolar: Paulo Afonso Ribeiro, Cleiton Gonçalves de Andrade e Hilka Vania Sanches
Orientação Escolar: Adolfina  Maria Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Cardoso, Zaqueu Corty
 Autores do Projeto: Paulo Afonso Ribeiro e Cleiton Gonçalves de Andrade                                    



Introdução

O problema que nossas escolas enfrentam atualmente são as ondas de violência que envolve o ambiente escolar e tem afetado o rendimento dos educando. As possíveis causas são: falta de afetividade, hiperatividade, condutas antissociais dissimuladas e encobertas, abandono, ambiente familiar deteriorado, uso de entorpecentes, práticas autoritárias repressoras e agressivas no interior da própria Escola, regulamentos opressivos da mesma e currículos de avaliação inadequados com a realidade do meio em que estão inseridos os educandos,consequentemente trazendo assim, desentendimentos entre colegas e professores, tornando assim o ambiente escolar hostil e inseguro.
 E observamos através de dados estatísticos que nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010).

É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010).
Segundo dados estatísticos recentes a violência na escola tem afetado as cinco regiões do País, sendo que a média nacional atinge o índice preocupante de 56 %. Na região  norte os índices não são diferentes. Podendo se observar agressividade verbal, por meio de palavras e física, envolvendo o ataque físico entre colegas e professores.
Por esse motivo, faz- se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação.
Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.

Diante de tais fatos, os professores do Ensino Fundamental e Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas e a violência em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessas áreas.

Assim, surgiu o “Projeto Educação Antidrogas na Escola e Violência Nunca Mais” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.




Justificativa

Um dos maiores males que esta assombrando nossa sociedade é a violência nas ruas, dentro de casa, nos estádios, nos bares, em danceterias e outros lugares bem como o uso de drogas. Por isso é de extrema importância falarmos sobre estes assuntos com nossos alunos desde os primeiros anos de aprendizado. Muitos destes alunos sofrem com algum tipo de violência nas ruas, em casa e até na própria escola. É importante mostrarmos a eles como podemos fazer uma sociedade com muito mais paz, harmonia e amizade entre todos que vivemos nela. Conversar e mostrar é bom, mas importante mesmo é elaborar projetos e trabalhos que façam eles participarem ativamente buscando informações e conhecimentos sobre fatos que aconteceram e acontecem com frequência em todo o mundo.



Objetivo Geral

Investigar o problema da violência e o uso de drogas na Escola, as causas e as alternativas para mudanças da atual situação.

Objetivos Específicos

Investigar e refletir em conjunto as causas da violência;
Promover um amplo trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes em nossa cidade e na escola.
Proporcionar um ambiente de ensino aprendizagem socializador e que desenvolva a afetividade entre educandos e professores;
Promover atividades que priorizem o dialogo, a paz, o amor, a autoestima, valorização da vida;
Propor intervenções pedagógicas que cultivem valores e tragam a família para a escola;
Promover mecanismos propositivos como dialogo e participações onde possam desenvolver relações psicossociais e humanas dos educandos;
Proporcionar atividades que construam a paz e a cidadania, buscando modificar o ambiente e interagir com os alunos;
Aplicação de questionários para educandos e educadores sobre o assunto;
Propor regras justas e flexíveis, educando sem dominar.

Situação problema: Dificuldade de ensino e aprendizagem num ambiente escolar onde a agressividade e a violência e o uso de drogas se fazem presentes permanentemente.

Metodologia
Estaremos trabalhando presente projeto com as seguintes metodologias:
Pesquisa sobre o tema violência e uso de drogas por educandos;
Promoção de discussão com os professores e os alunos sobre o tema em estudo;
Aplicação de questionários sobre o tema para alunos e professores;
Promoção de atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade, a valorização da vida e a paz.
Realização de palestras, debates, fórum, teatros, gincanas e outras atividades artísticas.


Resultados esperados

Que os objetivos sejam alcançados, a paz volte a Escola, melhorando assim o rendimento escolar dos educandos e a relação professor e aluno, onde a autoridade não é renunciada, mas conquistada pela afetividade e competência profissional.

Abrangência

O projeto é destinado aos professores e alunos de todos os níveis da escola.
Avaliação
Todas as fases do projeto serão avaliadas pela equipe pedagógica da Escola Tancredo de Almeida Neves e demais profissionais envolvidos no projeto.
Durante todo o ano serão colhidos dados que permitam constatar se os objetivos estão sendo atingidos e elaborados gráficos que possibilitem a verificação de mudanças positivas no relacionamento professor/aluno, refletidas em gestos de solidariedade, cooperação, afetividade e respeito mútuo. Serão levados em conta para a avaliação, depoimentos dos pais, alunos e professores, pareceres de profissionais da área, pesquisa sobre comportamento realizadas com pais, alunos e professores.
Os desvios verificados durante o desenvolvimento do projeto poderão indicar a utilização de uma nova metodologia.


CRONOGRAMA
Abril
  • Estabelecimento de parcerias para viabilizar o projeto.
  • Estabelecimento de metas para o ano
  • Reunião com professores, pais, alunos, funcionários e membros da comunidade da escola.
  • Criação do “Fórum Permanente de Discussão sobre Indisciplina e o uso de drogas e sua Relação com Violência”.
Maio
  • Realização de palestra e debate com toda a comunidade escolar: Com o Dr. Guilherme Schelb Procurador da República, Mestre em Direito Constitucional e especialista em segurança pública.
  • Atividades pedagógicas com os professores escolhidos pela escola  que serão os multiplicadores.
  • Reunião na Escola, envolvendo pais, alunos, professores e funcionários da escola para troca de experiências.
Junho
  • Reunião na Escola, envolvendo pais, para implantarmos o PROERD PAIS NA ESCOLA.
  • Reunião com toda a equipe pedagógica da Escola e representantes de alunos escolhidos por seus pares.
  • Palestras, fórum e debate com a equipe do CREAS, Conselho Tutelar, Instrutores do PROERD, Psicólogo e Assistente Social forense, e outros profissionais de tenha uma larga experiência sobre o tema abordado.
Agosto
  • Atividades pedagógicas com os professores escolhidos pela equipe pedagógica da escola  que irão desenvolver atividades pedagógicas a serem reproduzidas pelos seus pares.
  • Reunião com toda a equipe da Escola.
Setembro
  • Continuidade do FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO SOBRE INDISCIPLINA NA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A VIOLÊNCIA E USO DE DROGAS,  realização de palestra e debate, com toda a comunidade escolar, envolvendo um profissional com experiência no trabalho com crianças.
  • Reunião com pais, professores, alunos e membros da comunidade para avaliar o trabalho desenvolvido durante o ano.
  • Realização de concurso  e gincanas entre as salas, com atividades artísticas.
Recursos
  • Recursos Próprios da escola e de parceiro que venha aderir o projeto.
Novembro
  •   Reunião de avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano.
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